domingo, 18 de fevereiro de 2007

O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera,1962) Resenha



O Fantasma da Ópera (The Phantom of the Opera, 1962) Direção: Terence Fisher

Sinopse:
Após ser visitada por um suposto fantasma, cantora de ópera abandona a produção, gerando desconforto e a ira do frustado e ambicioso diretor.
Após sua saída, outra cantora é contratada, passa a ouvir estranhas vozes e acaba demitida pelo diretor por não ceder as suas investidas amorosas. Paralelamente seu companheiro acaba se interessando pelo caso e envolve-se no estranho mistério do fantasma da ópera.



Crítica:
Após seguidos sucessos de público, era mais do que óbvio que o Terence Fisher fosse a escolha ideal para a direção deste filme. Com altos valores de produção e um diretor extremamente capacitado, poucos apostariam no fracasso comercial deste filme. Mas o tiro saiu pela culatra e O Fantasma da Ópera foi um retumbante fracasso, obrigando ao Fisher a se "recolher" por uns tempos e passar o bastão, na série do Drácula, para diretores promissores como o Freddie Francis. Sendo um filme do Fisher, temos a garantia de se ver a uma obra esteticamente muito competente; seu uso do colorido e senso de posicionamento de câmera por si só já seria
suficiente para coloca-lo como um filme acima da média; mas, a meu ver, o filme peca por não se decidir entre o drama romântico, suspense, musical e horror e apesar das qualidades do diretor citadas anteriormente e dos empolgantes últimos vinte minutos , o resultado final é um tanto opaco e tedioso.
A minha recomendação é que assista-o "desarmado".

Cotação: ***1/2 de *****

2 comentários:

The Phantom of the Opera 1962 disse...

Interessante suas colocações.
Sou fã do Fantasma da Ópera e tenho buscado esse filme porém não consegui encontrá-lo ainda.

Gostaria de disponibilizar as suas colocações no meu site.

Abraço.

Ramon Bacelar disse...

Caro amigo,

por gentileza me passe o endereço do seu site.

Ramon